Primeiro emprego | 5 apps para conquistar o seu

0
310
Apps

Deitado no sofá, apenas com um celular, você pode correr atrás do seu primeiro emprego. Isso porque, com o avanço tecnológico, há aplicativos que disponibilizam vagas de trabalho economizando o seu tempo de procura. 

Basta ter um Android ou Iphone (iOS) para usufruir destas ferramentas no conforto do seu sofá. Estes aplicativos podem ser uma porta de entrada para os jovens que estão à procura do primeiro emprego. 

Mesmo para quem não tem experiência em nenhuma área, a tecnologia facilitou esse processo de busca por novas oportunidades e pelo primeiro emprego. As interfaces são simplificadas e o público pode procurar vagas até em outros países. 

Por isso, listamos 5 aplicativos gratuitos que podem te ajudar a encontrar a sua primeira vaga no mercado de trabalho. Basta você baixar essas plataformas gratuitas pela Play Store, para quem tem o sistema Android, ou pela App Store, aos usuários do sistema da Apple. Descubra os melhores e boa sorte!

1- TaqE

TaqE

A TaqE é um software que facilita o processo de contratação de aprendizes nas empresas ou para quem busca o primeiro emprego. 

Para agilizar os processos seletivos, ele faz o recrutamento dos funcionários. Disponível para o sistema Android, o aplicativo tem um layout lúdico, diferente da maioria dos aplicativos.

Ao se cadastrar, você participa de um jogo de perguntas para analisar o perfil do candidato, testar seus conhecimentos. 

Voltado para o público jovem, o app visa disponibilizar oportunidades como o primeiro emprego com aulas de preparação para essas posições. Além disso, traz a possibilidade de aprender com as dicas sobre o mercado de trabalho.

2 – Indeed

O aplicativo gratuito tem a pontuação média de 4,4 na loja de apps e funciona tanto para Android quanto iOS. Além das vagas aqui no Brasil, ele também disponibiliza as ofertas de outros países. 

Com a ajuda do GPS do seu aparelho, você é direcionado para as oportunidades disponíveis próximas a sua região. Não é necessário criar uma conta para ver as opções disponíveis, mas se você quiser mandar seu currículo é preciso fazer uma conta no Indeed. 

Na hora de criar a sua conta, você irá selecionar vários filtros para afinar suas áreas de interesse. Além disso, toda vez que surgir essas vantagens, você as receberá em seu endereço de e-mail. 

Da mesma forma, você pode até salvar as vagas do seu interesse. São muitas funcionalidades, como escolher o turno de trabalho (período integral ou meio período) e o salário estimado.

3- InfoJobs

Com uma avaliação de 4,1, o InfoJobs seleciona filtros de interesse. Depois que você realiza o cadastro no aplicativo e anexa o seu currículo, o sistema procura as vagas ideais para você. Se você desejar, ele envia o currículo que foi anexado. 

O aplicativo usa palavras-chaves, determinantes para tal vaga, para acelerar sua pesquisa. Este aplicativo conta com vagas exclusivas que necessitam de uma conta Premium para candidatar-se. 

A distância também é uma ferramenta vantajosa para escolher se você quer trabalho presencial ou Home Office. A busca por vagas possui os mesmos filtros encontrados no site, como cargo pretendido, estado, cidade e pretensão salarial. 

Além disso, o usuário pode salvar as buscas para que ele vá direto aos resultados desejados na próxima vez que usar o app sem precisar configurar os filtros novamente. 

4 – SINE Fácil

O Sine foi uma criação do ministério do trabalho feito pelo governo brasileiro para aumentar as formas de ingresso dos brasileiros no mercado de trabalho. 

Disponível para dispositivos Android e iOS. O Sine Fácil também está na plataforma digital e é alimentado diariamente com novas vagas. 

Neste espaço tanto as empresas podem usufruir divulgando suas oportunidades de emprego quanto os candidatos analisando estas vagas. 

Basta fazer o seu perfil para verificar as vagas que combinam com o seu trabalho profissional. Há muitas opções como, por exemplo, participar de processos seletivos e agendar as entrevistas.

5 – LinkedIn

Criar uma rede de contato com grupos de interesses comuns, o famoso network, se tornou primordial para a impulsionar uma carreira ou conquistar o primeiro emprego. 

Por meio das conexões, você pode aumentar sua visibilidade profissional, conhecer outros profissionais capacitados, aprofundar seus conhecimentos, suas relações com seus clientes, descobrir oportunidades e assim, crescer na sua área.

Mesmo que você seja um jovem recém formado, pode conectar-se nesta rede de relacionamentos profissionais, como uma rede social, será um ambiente propício para você fazer networking. 

Vale salientar que esse aplicativo também é gratuito e funciona nas versões tanto para Android quanto para iOS. No entanto, há funcionalidades premium para quem deseja uma recolocação mais rápida. 

Nesta rede, o seu perfil é voltado para a parte profissional e nela você pode se conectar a outros perfis, conhecer pessoas, buscar por oportunidades adequadas na sua área.

Como ter um bom perfil no LinkedIn para conseguir o primeiro emprego?

Uma plataforma de produção, consumo de conteúdos e espaço para negócios, o LinkedIn é um ótimo investimento para você conseguir boas oportunidades. 

Mas, em meio a este mar de contatos profissionais, para se destacar é preciso organizar o seu perfil de maneira correta. Assim, é preciso que você saiba expor seus serviços nesta prateleira virtual. 

Aqui vamos passar algumas dicas de como aproveitar esse espaço gratuito para vender o seu trabalho. 

Transmita credibilidade

Como toda rede social, sua conta passará por análise de muitas pessoas do seu nicho, então, escolha bem a sua foto de perfil. Ela precisa transmitir credibilidade. 

Lembre-se que o LinkedIn é uma rede social profissional, então nada de exposição desnecessária nem temas irrelevantes como de costume em outras redes. Deixe a “zueira” para outro local, ainda mais se você busca o primeiro emprego. 

Alimente seu perfil constantemente

Cuide do seu espaço como uma vitrine, pois você precisa alimentar suas prateleiras com dados relevantes e que mostrem a sua autoridade sobre o assunto. 

As pessoas no LinkedIn procuram por conhecimento e novas conexões. Elas podem ver em você uma fonte de inspiração sobre algo ou algum assunto. 

Pense nas palavras-chaves

Pense bem nas palavras-chaves. Elas são essenciais para direcionar seu público, por isso, precisam ser objetivas e claras. 

Muitos recrutadores e empresas procuram por profissionais que exercem uma função específica. E por isso, as palavras-chaves são de extrema importância. 

Conte sobre suas experiências 

Fale sobre suas experiências profissionais e anexe seus melhores projetos, como se fosse um portfólio

No LinkedIn, os profissionais adoram contar histórias de como superaram um desafio, como ajudaram uma empresa a atingir tais resultados. No entanto, ao contar suas histórias, seja sempre autêntico. 

Movimente a sua rede

Interaja e poste conteúdos pertinente do seu domínio. O LinkedIn é abastecido com compartilhamentos, esse espaço mostra quem é você. 

Sendo assim, mostre que você está ali, movimente a rede com assuntos, afinal só é lembrado quem é visto. Esse é o princípio básico da publicidade e propaganda. 

Conclusão

Agora que você conhece um pouco sobre estes aplicativos, basta você baixá-los e ver quais têm maior funcionalidade para seus interesses. 

Lembre-se sempre de manter suas habilidades atualizadas para o melhor proveito dos aplicativos. Depois disso, encontrar o primeiro emprego ficou mais fácil, não é mesmo?

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta