Por um design de verdade

0
303

design-de-verdade

A tecnologia serve, a curto prazo, para otimizar tempo e diminuir custos de uma tarefa. Com a popularização desta tecnologia, a tarefa é banalizada: ficou tão fácil, que perde o valor.

Algumas famílias tipográficas são interessantes porque são imperfeitas. Na consciência coletiva, fica a ideia de que tipografia perfeita, qualquer computador faz. Mas a letra de contorno borrado, como a tinta que se espalhou pela superfície irregular, a textura falhada do corpo do tipo, só o processo manual é capaz de conseguir. E o manual dá mais trabalho.

Claro que o computador simula o resultado do processo manual. Simula. Todo mundo sabe que para simular direito dá trabalho, senão fica com cara de artificial.

Fotógrafo de verdade sabe usar uma câmera analógica porque digital qualquer um tem e basta apertar um botão. E alguns vão dizer que preferem aquela mesmo que prefiram o conforto da tecnologia, o que não é mal algum. Mesmo os fotógrafos que usam câmeras digitais fazem um excelente trabalho. Mas os clientes deles olham diferente para quem está usando uma câmera analógica.

Os designers da velha guarda recomendam que não se resolva tudo pelo computador. Pelo menos não até se ganhar prática, mas que se aprenda técnicas manuais antes de se viciar em um software. Para não estreitar a criatividade.

Experimente fazer um impresso que use tinta branca. Impressora caseira não imprime branco. O trabalho fica com cara de que não foi qualquer um que fez.

Vai ilustrar? Faz um móbile. Quero ver o sobrinho do teu chefe perder tempo com criatividade.

Isso tudo tem um pouco de teimosia, de orgulho ferido e de coragem de não copiar estilos e técnicas da moda, usar vetores prontos, letras prontas, texturas prontas, grids prontas. Crie seus próprios vetores, suas letras, suas texturas. Troque papel por tecido, tinta por bordado. Use caricatura em vez de foto. Faça de um jeito que só um designer de verdade consegue fazer. Mostra para a sociedade que você é como um fotógrafo que sabe usar câmera analógica e que usa a digital quando for conveniente.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!