Plataforma WordPress: Por que é a mais recomenda?

0
673
Logo Wordpress

Para criar um projeto na internet é preciso alguns recursos básicos como uma boa ideia, um nome de domínio, uma plataforma e um bom serviço de hospedagem de sites. 

Por uma série de razões, a hospedagem de sites é fundamental para a gestão de qualquer empreendimento, seja ele uma grande companhia ou um pequeno negócio. É um bom serviço de web hosting que ajuda na presença digital do site do negócio.

Por isso, na hora de comprar hospedagem de site o gestor pode por diferentes tipos, sempre levando em conta o tipo de empreendimento. Há a hospedagem Cloud, a hospedagem VPS, só para citar alguns exemplos.

Em termos de plataforma, há inúmeras opções desde soluções gratuitas como soluções pagas ou com valores bem baixos. E nesse meio todo existe o WordPress, uma excelente plataforma para criação de projetos web. 

Há também a hospedagem WordPress, que tem o objetivo de melhorar o desempenho de sites feitos em WordPress, indicando o quanto essa plataforma é importante e requisitada pelos usuários.

Por conta disso, saiba mais sobre essa solução e as suas funcionalidades na leitura desse artigo. Ao longo do texto você vai encontrar tópicos esclarecedores.

  • Um pouco da história do WordPress
  • Plugins do WordPress que vão ajudar o seu site
  • O que é a hospedagem WordPress
Hospedagem WordPress

Conheça um pouco da história do WordPress

O WordPress tem história para contar. Essa plataforma surgiu no ano de 2003, quando os blogs ainda estavam se popularizando. Os usuários aos poucos estavam descobrindo as possibilidades que tais canais podiam apresentar.

Diante da proliferação de blogs dos mais variados, desde profissionais até blogs pessoais, o recém-nascido WordPress mostrou ser uma excelente alternativa em termos de plataforma de criação e gerenciamento de conteúdo.

O fato de ser intuitivo e exigir do usuário pouco conhecimento sobre linguagem e códigos de programação era um atrativo a mais. Graças ao WordPress se tornou possível que qualquer pessoa tivesse condições de criar o seu projeto online.

A característica open source também contribuiu para o WordPress se tornar uma das primeiras opções dos usuários quando o assunto é plataforma criação de sites e blogs. 

Ser open source, ou seja, de código aberto, permite que os próprios usuários promovam atualizações e melhorias nela, criando em torno do WordPress uma comunidade ativa e sempre dedicada a otimizar o desempenho.

Já em 2004 o WordPress começou a apresentar funcionalidades que até hoje são importantes. Hoje em dia a plataforma é conhecida por seus plugins variados e eficientes, bem como por seus templates.

A diversidade de templates, por exemplo, traz versatilidade para ela, a tornando apta a ser um site ou blog sobre os mais diversos tipos de assuntos e negócios.

Desenvolvimento WordPress

Plugins do WordPress que vão ajudar o seu site

Se você é um profissional que atua como um freelancer e quer criar um site com o objetivo de divulgar o seu portfólio, o WordPress conta com os plugins adequados para isso. 

Caso o seu projeto online seja uma loja online também não tem problema, basta lembrar que essa plataforma apresenta plugins concebidos para criar e otimizar um e-commerce, sempre melhorando a experiência do usuário.

Como você pode ver, os tais plugins são essenciais para o sucesso do WordPress. Plugins são pequenas extensões, pequenos programas com a missão de melhorar algumas funcionalidades.

Sendo assim, há aqueles plugins que servem para viabilizar a velocidade de carregamento do site ou o gerenciamento de comentários em um blog. Alguns dos plugins são gratuitos, outros são premium. Abaixo listamos alguns dos mais conhecidos. 

Wordfence Security

No quesito segurança do seu site, esse plugin é uma boa opção, sendo eficiente para manter vários tipos de ameaça anos-luz distante do seu projeto.

Para se ter uma ideia, ele possibilita que o usuário tenha condições de organizar endereços de IP em grupos, tais como “black list” e “white list”. 

Esse plugin possui uma versão premium com mais recursos de proteção. Portanto, para quem quer uma proteção profissional, vale investir um pouco mais.

Imagefy Image Optimizer

A lentidão de um site na hora de abrir as páginas é muitas vezes a principal culpada pelo ineficiente desempenho da presença digital. A lógica é simples: site lento não oferece uma boa Experiência de Usuário.

Com isso, o site não consegue conquistar boas posições nas páginas de resultado do Google, do Bing, Yahoo e outros serviços de busca. Isso porque o usuário não aguenta esperar mais do que alguns segundos para consumir uma informação. 

Essa falta de presença online, de visibilidade, é prejudicial para os negócios. Além disso, muitas vezes a culpa pela lentidão vem das imagens de alta resolução inseridas nas postagens. É aí que surge na jogada um plugin capaz de sanar isso.

O Imagefy Image Optimizer escaneia as imagens nos arquivos do WordPress. Ele comprime as imagens do website baseadas em algoritmos. Além do mais, esse plugin também restaura as imagens para o seu tamanho original depois de desinstalar.

Jetpack

É um plugin muito eficiente para produzir mais tráfego em seu site ou blog. Ele é gratuito, mas também conta com uma versão paga que, para variar, possui mais recursos.

Ele tem as características de um plugin multiuso. Ou seja, ele auxilia no gerenciamento de comentários, na segurança, na produção de estatísticas relacionadas a visitas e ainda monitora o tempo de atividade e inatividade do site.

WooCommerce

O nome dele já entrega qual é o seu objetivo. O WooCommerce tem o objetivo de melhorar vários elementos de uma loja online, a tornando mais segura e com uma excelente experiência de usuário.

O WooCommerce facilita muito a ação dos clientes ao permitir várias alternativas de pagamento, bem como permitir a integração com outros plugins.

Apesar das vantagens que o WooCommerce, o Jetpack e muitos outros plugins, é importante usar apenas os principais. O excesso de plugins torna o site pesado e em alguns casos pode até “quebrar o site”. 

Hospedagem WordPress

O que é a hospedagem WordPress?

Diante das várias qualidades e também por estar presente nos mais variados sites e blogs espalhados pelo planeta, o WordPress conta com um tipo de hospedagem adequada para as funcionalidades que ele disponibiliza.

Por isso, algumas das melhores empresas de web hosting oferecem entre os seus serviços a hospedagem WordPress. Por isso, antes de comprar hospedagem de sites, pesquise por aquelas soluções que ofereçam essas características.  

Esse tipo de hospedagem é otimizada para quem gerencia algum site ou blog baseado nessa plataforma. Com isso, ela traz várias vantagens para pequenas, médias e grandes empresas. 

Além disso, quem tem uma loja online baseada nesse tipo de hospedagem tem à disposição benefícios que melhoram ao máximo a interação com os clientes, bem como protocolos de segurança, essenciais para a credibilidade de qualquer e-commerce.

Outro ponto importante é sobre a contratação desses serviços. Se você quer comprar hospedagem, fique atento às ofertas, pois muitas empresas oferecem domínio grátis para quem opta por períodos maiores de permanência. 

O WordPress é uma solução para qualquer projeto web

Diante disso, é difícil não optar pelo WordPress quando se trata de plataforma de criação de sites. O fato de ser intuitivo, ter vários plugins e ser de código aberto são apenas alguns requisitos que o tornam a opção ideal. 

Por tudo isso, com o objetivo de reservar o que há de melhor para o seu site e proporcionar uma excelente experiência para os seus visitantes, vale escolher a plataforma que conta com anos de atualização e excelentes avaliações dos usuários.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta