Offset, como funciona?

0
773

Neste artigo irei trazer  um pouco sobre o sistema de impressão Offset, um dos mais usados atualmente, entenda sua história e principais características.

História

O sistema de impressão Offset tem suas raízes na impressão litográfica que foi aprimorada porAlois Senefelder, artista, escritor, músico e químico alemão que viveu por volta de 1796. Senefelder procurava um meio de reproduzir suas partituras de forma rápida, fácil e barata, logo, o processo tipográfico que era o mais utilizado estava eliminado (Era demorado, difícil e caro). A solução que ele encontrou é baseada nas experiências de Simon Schmidt sacerdote e professor bávaro, pioneiro na utilização de pedras calcárias como matrizes reprodutoras.

image002

A litografia consiste na criação de formas usando materiais gordurosos sobre uma matriz plana, no caso, a pedra calcária, a impressão funciona com um fenômeno químico (repulsão de água e gordura).

Após o desenho ser feito com o material gorduroso aplica-se sobre a pedra goma arábica, ácido tânico, nítrico e fosfórico, todos esses elementos irão fixar a gordura na pedra criando áreas de grafismo (As partes que devem ser impressas, elas agregam a tinta gordurosa e repelem a água) e as de contra-grafismo (Partes que não serão impressas, agregam água, logo repelem a tinta).

litografia-11

O sistema Offset surge no momento em que foi utilizado um elemento intermediário para transferir a imagem da pedra litográfica para o substrato (A famosa Blanqueta).

Os fundamentos deste sistema (Alimentação, impressão e saída) foram patenteados por duas pessoas no mesmo período Ira Rubel e Casppar Hermann, elas são patentes similares, logo concorrentes.

Características do sistema

Suas principais características são:

Sistema de impressão indireto: A forma (Matriz ou chapa no caso da Offset) não entra em contato com o substrato (Papel)

Matriz planográfica: As áreas de grafismo e contra-grafismo estão no mesmo plano.

Uso de solução de molhagem e Tinta Gordurosa : Na chapa as regiões de grafismo sãolipófilas, elas tem afinidade com a gordura o que faz reter a tinta gordurosa fazendo automaticamente a repulsão da água, enquanto isso, as regiões de contra-grafismo sãohidrófilas o inverso do grafismo. É por este motivo que precisamos de uma tinta pastosa de composição gordurosa e da solução de molha formada por água e aditivos, sem essas características não há a reação química.

tinta

Além da classificação por alimentação (Folha e Bobina) as impressoras são classificadas pela quantidade de cores e unidades impressoras que ela possui, monocolores que imprimem uma cor por vez com uma unidade de impressão, bicolores, duas cores por vez e duas unidades de impressão e pluricolores que imprimem quatro ou mais cores por vez com quatro ou mais unidades de impressão.

offset_monocolor1Monocolor
amazon2Bicolor
Speedmaster-SM-52-4Pluricolor

Ciclo de impressão

A impressão é simples mas depende de muitas variáveis como temperatura da máquina, velocidade, umidade do ar entre outros fatores.

Logo no início do ciclo de impressão, o sistema de molhagem umedece de modo uniforme a superfície da chapa fazendo com que as áreas de contra-grafismo retenham a água, na continuação, o sistema de impressão é aplicado sobre a chapa, a tinta é retida nas áreas de grafismo.

Com tudo isso feito, a tinta é transferida para a blanqueta, e desta para o substrato, é por este fato que este sistema de impressão é considerado indireto.

Sistema-de-Impressao-Maquina-Offset-de-Alimentac-o-Folha-a-Folha

E por fim, temos o produto impresso, livros, cartões, embalagens e até latas, sim latas de tinta, de molho de tomate… são impressas em offset ou melhor metalgrafia.

Viu como não é algo complicado? Até a próxima!

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!