O valor do ícone

0
781

Em tempos de infestação dos smartphones, os aplicativos – além de um diferencial – tornam-se cada vez mais valiosos e um negócio rentável para qualquer programador. Mas o que faz ele ser um sucesso? Claramente sua função e sua qualidade, como qualquer produto e, ao mesmo tempo, sua apresentação.

Refiro-me à apresentação como a embalagem de um produto na prateleira de um mercado. Nós gráficos que trabalhamos com essa linguagem visual sabemos o quão decisivo é uma embalagem na escolha do cliente. É o caso dos ícones, como os de softwares.

Claro que nas app stores da vida existe a descrição do aplicativo próximo ao nome, mas quem trabalha com design sabe que imagem é tudo. É o mesmo princípio da marca (popular logotipo) em uma empresa. Daí você pensa: mas tem apps que possuem uma marca diferente do ícone. Sim, e eu lhe pergunto: quem é mais exibido? A Marca ou o ícone? O ícone por estar presente na loja e no menu dos sistemas dos celulares.

Para acessar esses programas o usuário toca no ícone, isso faz com que seja visto o tempo todo e decorado pelo usuário.

Veja alguns dos mais famosos aplicativos:

instagram-Icon
Ícone do Instagram para iPhone
Pra quem não conhece o Instagram, trata-se de um aplicativo que aplica filtros antigos em fotos, só para iOS. Repare no seu ícone os cantos arrendondados, seguindo o modelo do iPhone e a simplicidade, sem deixar de lado o espectro de cores, a lente e a abreviação de seu nome, “Insta”. É nessa simplicidade do símbolo que o Instagram ganha de seus aplicativos concorrentes.

 

fruit-ninja


Fruit Ninja para iPhone

Analisando o ícone do Fruit Ninja já vemos um movimento maior em relação ao anterior por ser um jogo e precisar ainda mais que o Instagram destacar-se dos concorrentes, porque todos sabemos da infinidade de jogos existentes hoje tanto para Android quanto iOS. Bom, percebemos esse movimento causado pelos traços brancos no fundo e o líquido da melancia em perspectiva. É esse movimento de rápida interpretação que destaca o Fruit Ninja dos demais jogos, que aliás e um sucesso e que eu comprei pro Kinect. 😀

Enfim, para encerrar deixo aqui a minha explicação desse post: escrevi para mostrar que o ícone, assim como a marca em uma estrátegia de branding, pode e é importante no quesito concorrência. Muita gente julga um aplicativo pela imagem porque, exclusivamente no Brasil, algumas não entendem o nome em inglês. Fica a dica pra quem for criar um app – gaste um tempo considerável na elaboração do ícone.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!