O Que é Pinterest? Conheça a Rede de Imagens

0
417
Pinterest Logo

Nessas últimas semanas, muito tem se falado sobre uma “nova” rede social, o Pinterest. Nova entre aspas porque ela surgiu em março de 2010, mas agora é que ela está crescendo e aparecendo, gerando mais tráfego de referência que o Google+ e o Linkedin!

O Pinterest (pin + interest – alfinete + interesse) é basicamente um lugar em que você pode – e deve – juntar referências visuais online, só que com toda a marotagem das redes sociais, podendo compartilhar e ver o que seus amigos estão salvando como referências.

Diferente do Tumblr, em que o negócio todo é uma grande bagunça (por vezes organizada), no Pinterest você consegue organizar as imagens por categoria. Embora não dê para alterar layout, ele cumpre bem seu papel de “mural de referências”. É limpo, objetivo e eficiente.

Como funciona?

É fácil. Você começa criando boards, que serão as suas categorias. Na verdade você já começa com algumas, mas pode deletar, renomear e/ou criar outras (quantas quiser!).

Com as boards criadas é hora de adicionar imagens (os pins). Você tem duas opções: ou subir imagem do seu computador ou pegar diretamente de um site.

Além disso você também pode dar um “repin” nos “pins” dos seus amigos, que nada mais é que compartilhar as imagens que eles postaram. Para ver o que seus amigos estão fazendo é só clicar no logo na parte central do alto da página e você cairá em uma página em que é possível ver tudo que você e seus amigos estão postando na rede.

Como funciona o Pinterest

Opções Repin, Like e Comment ao visualizar as boards dos amigos

Caso queira ver o que as pessoas em geral estão fazendo, abaixo do logo do Pinterest escolha a opção Category e selecione aquela que lhe interessar. Também é possível escolher as opções vídeo, popular ou gifts.

Se você preferir ainda pode usar a busca para encontrar pins, boards ou pessoas. O sistema de busca não é muito sofisticado, mas dá para quebrar o galho.

Ok, falei de amigos, mas como faz para ter amigos (no Pinterest)? Nessa rede você não envia pedidos de amizade, como no Facebook, por exemplo, você simplesmente segue as pessoas, sem a necessidade de ter pedido de amizade para aprovação e sem a obrigatoriedade de ser algo recíproco.

O legal nessa rede é que você não precisa seguir todas as boards das pessoas, você pode seguir apenas aquelas que interessar, assim você não deixa de receber conteúdo legal só por causa de um ou outro assunto.

Outra ferramenta é a opção de gifts. Nela, a imagem aparece com uma faixa no canto superior esquerdo dizendo qual o preço do produto. As lojas agradecem e você consumidor já fica sabendo o quanto teria que desembolsar por aquilo que te chamou a atenção.
Opções de Gifts, com uma faixa no canto superior esquerdo informando o preço

A verdade sobre o Pinterest é que é uma rede muito legal para nós designers que adoramos colecionar e trocar referências. Você ainda pode adicionar seus perfis de Facebook e Twitter, assim você pode encontrar as pessoas que tem nessas redes e ainda enviar atualizações automáticas para suas ações.

Pinterest Boards

 

Dicas para seu Pinterest:

Pinterest Gifts

Crie boards e organize. Isso facilita para você e para quem quiser te seguir. Quando as pessoas te encontrarem vão saber exatamente aquilo que encontrarão caso queiram seguir você ou suas boards.
Ao criar boards selecione uma das categorias disponíveis da rede, desse jeito suas imagens aparecerão quando as pessoas procurarem algo por categoria.
O mesmo vale para descrever a imagem. Ao descrever você permite que sua imagem apareça nos resultados de buscas.
Para adicionar uma imagem com a faixa de valor (Gift) no canto superior esquerdo, é só colocar na sua descrição o $ + o valor. Exemplo: $100,00.
Quem já está por lá?

 

Para fazer parte da rede você pode solicitar no site e assim eles enviarão um e-mail (o que pode levar algumas horas) ou ser convidado por alguém. Se você já tiver conta por lá, deixe aqui nos comentários, referências são sempre bem vindas!

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!