O que é HTML?

0
614

HTML é uma linguagem de computador desenvolvida para permitir a criação de sites. É bem fácil de aprender e ela é bastante poderosa na hora da criação de sites. O HTML sempre está em fase de revisão e evolução para atender às demandas e exigências do público internauta que cresce sob a direção da W3C, a organização encarregada de projetar e manter a língua.

O HyperText Markup Language (HTML)

HyperText (Hiper texto) é o método pelo qual você se move na internet, ou seja, você pode ir a qualquer lugar na internet sempre que desejar, clicando apenas em links.

Markup (Marcação) são etiquetas ou tags, que dizem a um browser como publicar uma página na web, ou seja, o browser interpreta essas etiquetas e reproduz na tela.

Como isso funciona?

HTML é composto de uma série de códigos curtos digitado em um arquivo de texto pelo autor do site – estas são as tags. O texto original é salvo como um arquivo HTML e é visualizado através de um browser (navegador), como por exemplo o Google Chrome, Mozilla Firefox,Internet Explorer, entre outros. Este navegador lê o arquivo e traduz em texto de um forma visível/legível.

Tags e Etiquetas

Por vezes os termos elemento ou tag, de uma forma errada, são usados indistintamente. Um elemento é composto por duas etiquetas: uma para abrir e outra para fechar.

Todas as tags são construídas da mesma forma. A etiqueta inicia-se com o sinal de menor <seguido do nome do elemento e termina com o sinal de maior >.

A forma da etiqueta para a abertura de um parágrafo, por exemplo, é: <p>. A tag que fecha o elemento diferencia-se apenas por possuir uma barra “/” antes do nome do elemento: </p>.

O conteúdo fica entre as etiquetas de início e fim:

<p>Este é um pequeno parágrafo.</p>

Alguns elementos não precisam de uma tag para fechar porque não incluem qualquer tipo de conteúdo e são por isso denominados elementos vazios.

É assim que, por exemplo, o elemento de pular linha não requer uma etiqueta de fechar:<br>.

Atributos

Os atributos são outro elemento importante da linguagem HTML. Um atributo é utilizado para definir as características de um elemento e é colocado no interior da tag de abertura do elemento. Por exemplo, para atribuir a cor a uma palavra utiliza-se o elemento FONT em conjunto com o atributo COLOR:

<font color="red">seu texto em vermelho</font>

O sinal de igual e as aspas são fundamentais pois atribuem um valor a um atributo. Para alterar a cor, mude a palavra destacada em vermelho para a cor desejada.
Obs: A cor deve ser escrita em inglês.

Você também pode aplicar estilos em suas etiquetas, para isso você deve usar o atributo “style” que serve para aplicar estilos CSS diretamente no HTML (CSS Inline), veja um exemplo:

<p style="color: red;">seu texto em vermelho</p>

Você pôde perceber que o resultado é exatamente o mesmo, mas é CSS Inline, que por sinal não é muito recomendado, aconselho que escreva seu CSS no arquivo CSS de seu site.

A utilização de letras minúsculas ou maiúsculas no nome dos elementos, tags e atributos é indiferente para a interpretação que os browsers fazem delas.

Por exemplo:

<p>...</p>

é a mesma coisa que

<P>...</P>

Se for escrita uma etiqueta que não exista na documentação HTML ou que um determinado browser não a entenda, a mesma será ignorada não produzindo qualquer saída.

Alinhamento

Numa página da web existem quase sempre múltiplos elementos que nunca se devem sobrepor. Os elementos devidamente aninhados são sempre independentes uns dos outros. Veja-se o seguinte exemplo em que tudo está arrumado ou alinhado:

<a>

<b>

<c>

</c>

</b>

</a>

Agora uma situação em que há sobreposição e uma falta de alinhamento:

<a>

<b>

</a>

<c>

</b>

</c>

O básico de um site HTML

Os elementos referidos abaixo são os mais básicos e aqueles estritamente necessários para estruturar uma página em HTML.

  • <html></html> – Define o arquivo HTML.
  • <head></head> – É o cabeçalho da página e, normalmente, não aparece na janela do site.
  • <title></title> – Este elemento está alinhado no HEAD e escreve o título da página na barra de título, em cima da janela do browser.
  • <body></body> – Contém todo conteúdo que aparecerá na página, nele você montará seu site.
  • <!–comentários –> – Serve para inserir notas ou comentários sobre a página, não será mostrado na página.

O documento mais simples em HTML, também conhecido como documento mínimo, terá a seguinte estrutura:

<html>
<head><title>Este é o nome da página</title>
<!-- informação extra sobre este documento que não irá aparecer na página mas no cabeçalho -->
</head>
<body>
O body contém todo o texto e todas as imagens que constituem a página
</body>
</html>

Quando se está a escrever a página muitas vezes sente-se a necessidade de fazer alguns comentários a uma parte específica do código, para tal utilizam-se as tags, os comentários não têm qualquer fechamento.

Obrigado a quem leu até o fim deste artigo, qualquer dúvida a respeito, deixe um comentário, pois teremos o prazer em ajudá-lo.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!