O Design de Sun Tzu: Propensão

0
536
Processed with VSCOcam with lv03 preset

O significado de propensão na língua portuguesa é tendênciavocação. Todas as coisas do mundo seguem uma tendência natural.

Uma pedra segue a tendência natural de ficar parada, o vento, de se “movimentar” e assim por diante, contendo ou não “movimento” sempre haverá uma tendência, uma propensão. Isso varia de acordo com a situação, a mesma pedra que tende a ficar inerte pode adquirir movimento, como o vento pode deixar de se “movimentar” . Na guerra nossas escolhas causam uma tendência, elas continuam sendo “naturais”, advindo de acontecimentos. Um acontecimento gera uma consequência.

Pensando deste modo, será que o design fugiria desta concepção Acontecimento eConsequência? Tudo que vemos na atualidade é criado por uma tendência? Como entender a Propensão? Veja a seguir.

Propensão na Guerra

Aparentemente a propensão é algo que a natureza tempo cria de acordo com a relação de uma determinada situação, seria como um ímpeto do tempo e ação.

As ações no campo de guerra geram reações (Consequências) com uma certa tendência, podendo ser ordenada ou desordenada.

Atacar um inimigo diretamente, quando este “espera” o ataque, irá gerar uma defesa, e logo, um contra ataque, isso seria uma propensão ordenada a onde os dois lados seguem um ritmo constante e finito (Até que um vença), Ataque, Defesa, Contra Ataque, Defesa, Ataque … Isso se chama ataque direto,  a forma mais tradicional de ataque.

Agora quando o ataque é surpresa, ou seja quando o inimigo não está preparado para aquela situação, o ritmo será desordenado, será aparentemente desorganizado, já que foge da círculo tradicional. Normalmente o inimigo não sabe o que fazer e como proceder . Se caso ele pense em algo rápido você terá que mudar a sua estratégia, por isso o ritmo é desordenado, caótico, isso se chama ataque inesperado, é a forma não tradicional de ataque.

Quem domina o ataque inesperado tem ao seu favor o infinito pois suas possibilidades são infinitas. Quando o fim chega, eles se renovam, como os dias e meses; são cíclicos, como as quatro estações.

É normal o inesperado causar aversão aos olhos dos estrategistas tradicionais, já que é algo novo, o  fato de ser desconhecido passa a sensação de desorganização, quebra de regras etc …

Se a propensão é gerada de uma relação tempo e situação, ação e reação, causa e consequência, ela pode ser imposta por atitudes, logo você controla a propensão em muitas situações.

Este é o ponto chave deste capítulo de Sun tzu, você consegue controlar a propensão através da organização.

Como o seu exército vai se movimentar? Como você vai fazer o exército inimigo se movimentar? Como controlar o seu exército? Como atacar? Como criar essas tendências? … Todas essas questões tendem a ser respondidas por via de métodos, seria a forma que você irá adotar para executar ama determinada ação, isso se caracteriza como método .

A desordem e a ordem dependem unicamente da organização!  É ela que traz o seu inimigo para armadilhas fatais com falsas ilusões de vitória.

Para gerar desordem no exército inimigo você precisa estar organizado.

Se o seu exército está em desordem, significa que falta organização.

Apenas com uma boa organização podemos criar a propensão e o ímpeto que leva a conclusão dos nossos planos.

Propensão no Design

Como aplicar estes princípios no design?

Podemos afirmar que o design é um gerador de propensões, tendências, tudo que é criado (ação) gera uma consequência (Reação), são vários os casos de criações revolucionárias, que mudaram as concepções mundiais de determinadas formas e ideias, todo mundo conhece alguma invenção inovadora. Na grande maioria destes casos, se não todos houve um fator em comum, o que seria?

O próprio fato de ser inovador ou melhor, INESPERADO! As pessoas foram pegas de surpresa, provavelmente ao se deparar com este fato “inesperado” elas pensaram “Nossa, eu nunca pensei nisso” ou “É totalmente diferente, melhor que antes”.

Se você quer criar algo inovador fuja do ataque tradicional, busque o não tradicional, o elemento surpresa de uma guerra é irmão da criatividade de um bom design gerador de tendências. O mercado está saturado de pessoas que atacam de forma tradicional, se você quer se destacar não pode atacar de forma igual.

O inesperado só pode ser criado com uma organização diferente, de novos métodos. Há infinitas possibilidades, busque-as em seu criativo o seu estilo, jamais copie de alguém, apenas tome como exemplo, quando você achar o seu estilo, veja se é possível executar e “parta para cima”, seja movido pela ideia, pelo ímpeto de inovar sempre. Afinal no mundo do design a inovação é vital.

Para se organizar olhe para a forma que todos trabalham e busque um modo de se diferenciarpositivamente, junte a isso a sua forma, o mercado quer profissionais diferentes. Não é um trabalho fácil, mas, não impossível. Reflita, treine e busque seu caminho.

Autor: Matheus Conti Rocha

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!