Não existe tipografia ruim…

0
594

…, existe tipografia mal aplicada.

A frase acima está certa, e muitos de vocês devem concordar, pois, realmente, não existe uma tipografia ruim, apenas “designers” que teimam em usá-las em ocasiões erradas. Mas aí tu, tu mesmo, me pergunta “Mas, Kevin, a Comic Sans não é uma fonte ruim?” e eu, como gosto de criar polêmica, e ser babaca, lhe respondo, simplesmente, “Não”.

A Comic Sans, sim aquela que muitos teimam em usar em ocasiões nada convencionais, foi uma fonte criada em 1994 por Vincent Connare, para a Microsoft, que aliás é um cara muito bem humorado e entende que sua tipografia, criada com influência das letras usadas em HQs (como Watchmen) para crianças por causa dos formatos das letras infantis, e claro, cômico, está (sempre foi e continuará) sendo usada em coisas e locais onde o conceito de criação foi simplesmente ignorado, como, por exemplo, em advocacias, garrafas de vinho, avisos e até marcas que não podem ser passados com Comic Sans, por, simplesmente, não combinar.

comic-sans-tipografia

Mas isso não faz da Comic Sans uma fonte ruim, ao contrário, ela é ótima, mas (apenas) dentro do conceito dela que é ser descontraída, por isso utiliza-se de formas simples e meio que, digamos assim, “bobas”, ou melhor, infantis. Pronto.

Logo, você que pretende criar uma identidade visual, de respeito, não pode (NÃO DEVE) utilizá-la, por favor.

As tipografias foram feitas com conceito, todas tem um momento certo de ser usado, logo, antes de colocar qualquer fonte em seu logo, estude a história desta tipografia, com qual intuito a mesma foi criada e quando (isso é importante).

Infelizmente não é só a Comic Sans que é mal utilizada por toda essa galera que não estuda a história das tipografias antes de utilizá-las, outra que é muito, mas muito mal utilizada, ultimamente é a Times New Roman, mas irei abordar a Times em outro artigo desta, digamos assim, “série” de artigos.

É isso. Vou indo por aqui, caso queiram discutir sobre o assunto deixem um comentário que, com toda a certeza, discutiremos. Ok? Abraço!

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!