Se você está procurando pelo logo do Partido dos Trabalhadores (PT), confira uma seleção de imagens que fizemos para você!
O PT foi fundado em 1980, entre outros por Luiz Inácio Lula da Silva. O PT é um partido de esquerda, que reúne diferentes sensibilidades culturais, desde cristãos, socialistas, marxistas, passando por social-democratas, comunistas (não adeptos do PCdoB). O PT, de fato, não adere a nenhum partido internacional, exceto no que diz respeito às adesões de membros individuais. Nas primeiras eleições multipartidárias de 1982, o PT obteve 3,5% dos votos e elegeu 6 deputados. Estas eleições viram a afirmação, com 43,2% do consenso, do PDS (posteriormente fundido no Partido Progressista), herdeiro da ARENA, o partido da junta militar no poder de 1965 a 1985.

Nas primeiras eleições verdadeiramente livres em 1986, o PT dobrou seu apoio para 6,9% e elegeu 16 deputados.

O PT começou a aumentar sua aprovação a partir do início dos anos 90 do século XX, conquistando o governo de cidades importantes, como São Paulo e Porto Alegre, ou estados, como o Rio Grande do Sul. Nas eleições entre 1990 e 1998, o PT oscilou entre 9,5% e 12,8% dos votos. A partir de 2000, o PT começou a moderar algumas de suas posições tradicionais a fim de ganhar mais e mais apoio.

O avanço eleitoral do PT culminou em 2002 com a eleição de Lula da Silva como Presidente da República. A eleição de Lula para a presidência também empurrou o PT para a legislatura, que obteve 17,7% dos votos e se tornou o primeiro partido com 91 cadeiras.
Durante o governo Lula, entretanto, o PT começou a se dividir por causa da mudança “governista” imposta pelo presidente. Em 2004, o deputado João Batista Oliveira de Araújo e a senadora Heloísa Helena deixaram o PT e fundaram o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que reuniu muitos marxistas e trotskistas. Em 2005, a crise tornou-se mais evidente devido ao abandono causado por escândalos de corrupção envolvendo muitos membros do parlamento e do governo do PT.