Letras de Grafite: 60 Artistas compartilham seus estilos

0
77
Letras de grafite

Pode-se argumentar que o Graffiti é o Rock n Roll das Américas que assume a arte, e nos últimos 20 anos ele tomou forma em nossa geração como uma das formas de arte dominantes no mundo e é um fenômeno global. O que qualquer escritor iniciante precisa saber é a história do graffiti, e a importância das cartas do graffiti e como lidar com elas. Há muitos estilos diferentes, mas hoje vamos cobrir apenas os estilos e as formas mais comuns de escrita.

Originalmente acreditava-se que o Graffiti era originário de Nova Iorque, mas na realidade começou décadas antes em Los Angeles. A escrita de Cholo ou placas é mostrada em fotografias que remontam aos anos 30 e 40, e ao contrário da cena nova-iorquina, não era decorativa de forma alguma, foi formada estritamente como uma forma funcional de sinais e códigos para que as gangues de rua marcassem seu território. Hoje o conhecemos por ser o roteiro icônico que representava perfeitamente a cultura do hip hop e do cavaleiro baixo que emergiu da Califórnia. O que também é interessante notar é que este estilo nunca evoluiu para os estilos de vomitar que saíam de Nova York e ainda hoje tem sua antiga fonte inglesa monocromática.

Nos primeiros dias da cena nova-iorquina, porém, tratava-se apenas de colocar sua etiqueta e ninguém realmente pensava ou abordava letras fora da fonte e do estilo que as pessoas viam diariamente em jornais e revistas. Mas à medida que a forma de arte evoluía, fomos recebendo lançamentos e estilos blockbuster, ambos foram um passo na direção do estilo mais complexo que se vê no graffiti de hoje. Os “throw ups” enfatizaram o fluxo entre as diferentes letras que se sobrepõem umas às outras e o estilo blockbuster adotou a abordagem oposta, separando as letras e espaçando-as uniformemente umas das outras e acrescentando o aspecto tridimensional às letras. Os arremessos são agora reconhecidos como um meio termo entre colocar uma simples etiqueta e fazer peças completas e eles se tornaram a base para o que o graffiti iria evoluir, já que grande parte dos arremessos anteriores enfatizava a perda das linhas entre as letras para dar-lhes impulso e fluxo.

A partir deste Wildstyle foi inventado o que distorcia propositalmente a anatomia da letra o máximo possível e ainda tentava manter a forma original das letras. Wildstyle é um exemplo de como a nova geração tomou as lições de fluxo e impulso que lhes foram ensinadas pelos escritores mais antigos e empurrou as letras para formas e desenhos mais abstratos que se aproximam de ser um código secreto que só as pessoas que estão familiarizadas com este estilo podem ler. Por isso, é considerado um estilo de escrita avançado e pode levar anos de dedicação ao domínio.

Portanto, basta de história do graffiti, vamos direto para os estilos de letra de graffiti! Compilamos os estilos de mão de 60 escritores de graffiti diferentes, balançando alfabetos completos, para inspirá-lo e dar-lhe exemplos de algumas letras de graffiti realmente diferentes. Desde as letras simplesmente retas, fontes de graffiti inspiradas, até os estilos gótico e caligrafiteca.

No Brasil o grafite é uma arte que pode ser apreciada em muitos muros, principalmente na cidade de São Paulo. Confira as letras:

Quais das letras de grafites você mais gostou? Deixe o seu comentário nos contando!

Referências

GRAFFITI LETTERS: 61 GRAFFITI ARTISTS SHARE THEIR STYLES

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta