Jalapão: Um Oasis Brasileiro

0
96
Jalapão

Jalapão é uma microrregião semi-árida no estado do Tocantins, Brasil. Partes da microrregião têm paisagens dramáticas com grandes dunas de areia alaranjada, formações rochosas imponentes e rios e riachos de fluxo rápido e claro. Isto é atraente para os turistas e levou a Jalapão ser escolhido para uma temporada da versão americana da série Survivor TV.

A região do Jalapão tem uma área de 34.000 quilômetros quadrados e abrange os municípios de Lagoa do Tocantins, Lizarda, Santa Tereza do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Tem um clima de savana árida com dunas de areia laranja e formações rochosas, mas é atravessada por muitos rios e riachos de fluxo rápido. As unidades de conservação incluem o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental da Serra da Tabatinga e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão.

Turismo

Jalapão Brasil

A região é um destino de turismo de aventura e ecoturismo, com as principais atrações em Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta e São Félix. As dunas de areia laranja fina atingem 40 metros de altura. A Cachoeira da Velha, uma cachoeira em forma de ferradura com 100 metros de largura e 15 metros de altura. Os vilarejos de Mumbuca e Prata, antigamente quilombo, deixam os turistas vivenciar a cultura local. A Serra do Espirito Santo é uma formação rochosa interessante.

A 18ª temporada da série Survivor TV, Survivor: Tocantins, foi filmada na região do Jalapão. Moradores e a mídia local reclamaram sobre áreas fechadas e danos ambientais. Os produtores disseram que os fechamentos eram temporários nas áreas onde as filmagens estavam sendo feitas, e que se comprometiam a restaurar qualquer dano.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta