House Industries – Muito mais que lettering e tipografia, pura vontade

0
601

A House industries é uma espécie de escritório que produz lettering, fontes tipográficas e muito mais sobre design. A diferença são essas produções focadas em outros pontos específicos. Os trabalhos tem amplo apelo cultural, musical, gráfico, além de estar focado também em problemas de forma, símbolos, ligaturas, entre outros.

Ken Barber, o fundador da House industries, é designer gráfico, e aprimorou suas habilidades em desenhos com cartoons, a partir da revista Mad. Ele é bacharel em Artes pela Tyler Temple University School of Art. Depois de muitos freelas, começou a projetar algumas fontes e letterings para a futura House industries, até conseguir seu almejado espaço como designer gráfico em Nova York, projetando fontes para variados estúdios. Começou na House Industries em 1996, projetando desde letterings até ilustrações – designs que renderam premiações importantes. Hoje em dia, em seu tempo livre, ele realiza palestras, oficinas e ensina no Maryland Institute College of Art.

O que mais me deixa fascinada pelo trabalho da House industries é a verdadeira paixão que os caras tem por tipografia e tudo que a envolva. A estética é variada, e como Ken disse na última edição do Diatipo, em Dezembro de 2011, ” nós não seguimos um breafing na realidade, nós criamos alguma coisa antes de sabermos o que realmente é, e sempre vai se reestruturando e no final, dá certo.”

Tentando decifrar com exatidão a inspiração dos trabalhos, e pegando um pouco o que Ken disse em suas palestras, posso concluir que a cultura skate, música (como punkrock, hardcore) e vídeo são as principais vertentes. Os trabalhos são sempre alegres, fortes e muitas vezes divertidos. De acordo com o site, “Naturalmente, a House caminha para as áreas de interesse que nos introduziu para o mundo do design gráfico sofisticado. Nós preferimos criar nossos próprios projetos ao invés de tentar agradar a diretores de arte, que insistem que eles querem fazer a nossa coisa. Os clientes nos querem apenas para refazer o nosso próprio material. Caracteres tipográficos, têxteis e outros produtos nos permitem produzir o tipo de design e ilustração que outro liugar realmente não nos daria a chance de fazer.”

Além de tipografia, a House ainda trabalha com objetos, roupas, catálogos e fontes e também a Photo – Lettering, um apanhado de fontes desenhadas por eles, que tem um grande diferencial: são comercializadas somente por palavras, logos, ou aqueles caracteres que você escolher. Cor, tamanho e estilo são escolhidos no site, e depois é só fazer o download e fazer o pagamento. E uma grande oportunidade para criar logos com letras únicas, sem precisar comprar uma familia tipográfica completa. vale a pena dar uma olhada!

Vamos ver alguns trabalhos da House?
7493 8816

9771 diatipo-natal-2011 eames_century_mod_firstimage-610x382 getimage getimage-1 getimage-2
getimage-3 house-industries-show

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!