Dicas para o desenvolvimento do layout do seu blog/site

0
438

Quando se cria um blog não pensamos muito no layout que queremos usar, queremos mesmo é escrever e mostrar nosso conteúdo para o mundo seja ele bom ou não, a não ser que você já trabalhe com design e saiba que é extremamente importante ter um layout que possa dar ao seu blog/site as características corretas.

Quando estamos pensando em criar um layout para um blog ou site, temos que definir diversos aspectos antes mesmo de começar a desenhar ou meter a cara no código, não podemos criar por criar, sem definir conceitos. Se fizermos isso nosso layout não ficará bom e assim ficaremos trocando sempre, fazendo assim, seu blog perder as características.

Uma dica que tenho a vocês é: não use templates da web (perdi minha chance de ter anunciantes deste tipo, mas enfim). Não tenho nada contra quem usa ou algo do gênero, eu até entendo que compensa mais ter um template que você pagou 10 dólares ou até que não pagou nada do que ter que contratar um webdesigner, que é certamente mais caro, mas se você usa um template baixado ou até comprado você corre risco de ter apenas alguns milhares de blogs com o mesmo layout que o seu e acho que você não quer isso (mas se quer, vá em frente).

 

Seu blog fala sobre o quê?

fala

Você sabe sobre o que seu blog fala e em qual nicho ele se encaixa? Ótimo. Isso é um passo importante, pois se seu blog trata de um assunto sério e mais formal não podemos deixá-lo todo colorido, e vice-versa, se seu blog é de humor você tem que dar uma animada nele, mas quando digo animada não digo para usar muitas cores e nem muitas fontes em seu texto, apenas um toque de diversão a mais.

Um exemplo de layout que faz um ótimo contraste com o assunto que trata é o Ferramentas Blog, do Marcos Lemos. Layout desenvolvido por Cláudio Sanches.
Quando esta parte do nicho de seu blog é definida o próximo passo é definir os conceitos, e é isso que irei falar agora.

 

Por que devo definir conceitos?

 

Com disse na introdução, é importantíssimo definir conceitos antes de criar seu layout, para que ele não fique sem sentido e com poucos sentimentos. Vocês podem achar que estou falando besteira, mas o sentimento dentro de um projeto é extremamente importante, um projeto no vaco, como podemos falar, é um tiro no pé se você quer que seu blog cresça e que tenha uma maior relevância.

Se conceitos forem aplicados seu projeto terá um peso a mais, pois quando alguém perguntar “quais conceitos que utilizou para criar este layout?” você terá uma boa resposta, repleta de sentimentos e detalhes sobre aquele projeto que criou, fazendo assim, um resumo destrinchado de seu projeto.

 

As cores

cores


O enigma das cores: quais definir? Qual se encaixará melhor em meu layout? Será que esta cor será muito forte para uma tela? E o contraste? Nossa, quantas perguntas. Mas vamos lá. Então, quando alguém me diz “ei kelvin, dá uma olhadinha aqui no meu layout e vê se tá bom, rapidin, rapidin”. Eu olho e digo o que estou vendo, sempre sou sincero, por isso muitas vezes as pessoas ficam p**** comigo, mas é normal, já me acostumei.

Cores é algo muito pessoal, você certamente gosta de tal cor e ninguém pode mudar isso, por este mesmo motivo não posso indicar cores. Eu, por exemplo, gosto de layouts mais cleans e minimalistas, amo branco, mas uma corzinha no layout é sempre boa. Devemos sempre trabalhar com o contraste para que seus leitores tenham um interesse em ler seu conteúdo, mesmo que o conteúdo não esteja bom a legibilidade é importantíssima.

 

O posicionamento

Outra questão que é sempre abordada entre os blogueiros é o posicionamento dos elementos das páginas. Muitos blogs utilizam o conteúdo a esquerda e a sidebar à direita, mas isso não quer dizer que você deva seguir este padrão, seja ousado, mude, se diferencie dos demais. Mas isso também não quer dizer que você deve utilizar a sidebar do lado esquerdo e o conteúdo do lado direito, é apenas uma dica, que pode ser seguida se você achar melhor.

 

Quais linguagens utilizar?

webpage tags

No momento a internet está sofrendo muitas mudanças, do nada os sites começaram a ficar bonitos e interativos, sabe por que do nada? Há uns 7/8 anos a internet era cinza, sem cor, morta, dificilmente víamos sites bonitos (existiam?) e podemos dizer que esta grande rede de computadores interligados a internet evoluiu muito rápido, os sites ficaram muito bonitos, com cores chamativas, etc.

Mas enfim, a dúvida é sobre as linguagens, o que posso dizer é, aposte nas linguagens que estão surgindo e mudando a web, no caso HTML5 & CSS3, mas claro que não só estas duas, Javascript, PHP e outras podem entrar nesta lista, veja a que pode melhor atendê-lo e usufrua.

Enfim, galera. Acho que muitas dicas ainda podem ser dadas, como o artigo ficou um pouco extenso vou ficando por aqui, mas ainda teremos muitos artigos relacionados com este, adoro este assunto e voltarei com ele. Se vocês acham que falei alguma besteira ou querem complementar informações deixem nos comentários, lerei todos e assim que puder reponderei. Abraços e até mais.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!