Decoração de Apartamentos Pequenos

0
1968

Com o aumento da demanda por imóveis nas grandes cidades, seja pela vinda das pessoas de outras regiões, seja por pessoas jovens querendo comprar o primeiro imóvel, os apartamentos pequenos têm ganhado cada vez uma fatia maior nesse mercado. Não são poucos os casos em que um apartamento apresente 60m² ou até menos. A questão que fica na nossa cabeça é: Como viver em um espaço tão limitado?

Espelhando-se em regiões que muitas vezes sofrem com um espaço geográfico pequeno e uma densidade populacional grande – como China e Japão – o coringa para esse tipo de moradia é criar um ambiente funcional. Mas como?

Fazer com que o apartamento seja funcional é ter a percepção de utilizar cada metro quadrado de forma inteligente. Agregar a sala de estar com a sala de jantar e cozinha é uma das características principais das moradias pequenas. Nós temos um artigo que mostra os diferentes estilos de cozinha americana, e esse modelo de espaço é o ideal para apartamentos pequenos, pois com menos paredes você cria um ambiente que não fica sufocante e apertado.

A seguir, confira dicas valiosas para decoração de apartamentos pequenos que são recomendadas por qualquer expert do ramo.

Espelhos

Utilizados tanto no comércio como nas residências, espelhos têm o poder de conferir harmonia entre os ambientes, passando a sensação de maior amplitude de espaço, e isso é muito importante num imóvel pequeno. Os espelhos grandes geralmente são os mais utilizados nessa finalidade, mas há a opção de se utilizar espelhos menores em conjunto. Experimente usar na sala e no corredor.

Tonalidades Claras

As cores claras deixam o ambiente mais leve. Isso não significa que o seu apartamento deve ser totalmente branco. Você pode brincar com as cores dos móveis, misturando-as de forma harmoniosa com os demais ambientes. Um tapete de cor bege pode combinar com um sofá com acabamento de madeira e estofado branco, e uma almofada escura pode combinar com a estante branca, por exemplo. O apartamento não precisa apresentar uma tonalidade única, ele só precisa evidenciar as cores claras, para que passe a sensação de espaço mais amplo.

Compartimentos Inteligentes

Ao invés de comprar uma estante para colocar seus livros, que fazer uso de móveis com compartimentos secretos? Existem sofás e camas projetados para ter mais de uma função, como guardar livros e outros objetos em baixo deles.

Espaço Clean

Nada de coisas jogadas pelo chão: O seu apartamento deve ser o mais clean possível! Acumular coisas é, talvez, a pior coisa que alguém que vive em um ambiente pequeno pode fazer. Além de atrapalharem a dinâmica do dia-a-dia, as coisas inúteis só servem para roubar espaço e dificultar a locomoção, tornando o ambiente sufocante e de uso difícil.

Janelas Grandes

As janelas grandes e simples facilitam a entrada de luz e de ar. Um ambiente pequeno deve apresentar janelas e portas que proporcionam o maior uso de luz natural possível, pois um ambiente bem iluminado torna-se mais agradável – ainda mais se ele for pequeno. Evite o uso de cortinas e janelas com muitos detalhes. Uma decoração mais minimalista é a mais inteligente.

Eletrodomésticos e Aparelhos Pequenos

Uma TV muito grande em uma sala muito pequena pode ser prejudicial aos moradores, pois seus olhos ficarão cansados se expostos à tela com uma distância curta. Um espaço compacto proporciona maior funcionalidade no dia-a-dia, então se for necessário que a máquina de lavar roupas fique na cozinha, considere essa opção. Utilizar um sofá de dois lugares e uma poltrona na sala de estar, ao invés de um sofá de 3 lugares que possivelmente cobrirá a luz que entra pela janela ou que atrapalhará a locomoção pela sala é uma estratégia inteligente. Sofás-cama também são perfeitos para receber visitas, já que os quartos são pequenos e limitados.

Decoração do Ambiente

Plantas levam vida ao apartamento, porém, os conselhos quanto ao espaço limitado também se encaixam nessa situação. Dê preferência aos vasos pequenos que ficam pendurados no teto ou nas paredes, tomando cuidado para que a localização receba luz solar, ou então opte pelas plantas que não precisam de luz natural para viver. Já comentado em uma dica anterior, seus livros não precisam ficar em uma estante, pois isso tirará boa parte do espaço, que já é limitado. Você pode guardá-los em compartimentos secretos dos móveis, ou instalar prateleiras nas paredes da sala ou do quarto. Além de práticas, elas conferem um charme a mais no seu apartamento!

Cozinha Americana

Prática e integrada ao ambiente, a cozinha americana proporciona uma experiência bastante interessante, pois não fica sufocante – já que o que irá separá-la da sala é o balcão – além da convivência direta entre todas as pessoas do apartamento. As mesas que abrem e fecham facilitam muito a vida, pois depois de utilizadas elas voltam a ter um tamanho bastante reduzido. Os utensílios de cozinha, como frigideiras e panelas, podem ficar pendurados nas paredes ou em estruturas presas ao teto, feitas para essa finalidade.

Menos é Mais

O conceito do Minimalismo – ou seja, quanto menos, melhor – combina perfeitamente com a decoração de apartamentos pequenos, pois um ambiente clean é um ambiente mais inteligente, mais prático e mais agradável. Evite muitos quadros nas paredes, assim como cortinas de cores escuras e chamativas, móveis com muitos detalhes e tapetes grandes. Dê preferência aos móveis modernos, com design clean e reto, e às cores claras, conferindo ao ambiente a sensação de amplitude espacial.

Iluminação

Uma luz pendurada no teto é OK, mas que tal inovar um pouco e, ao invés de preferir um lustre no teto, fazer uso de várias lâmpadas modernas espalhadas pelos cômodos? Você fará com que seu apartamento tenha vários pontos de iluminação, o que dá um charme e impressão de apartamento maior. Pode ser uma lâmpada atrás da TV fixada na parede, outras no canto entre a sala e o corredor, outra atrás da cabeceira da cama…

Unidos, Porém Divididos

Evitar divisões físicas – como paredes e portas – confere ao apartamento ambientes integrados, funcionais e práticos. Se você pretende separar a cozinha da sala, porém não quer fazer isso da maneira mais convencional, uma dica super valiosa é de se criar dois ambientes em um só. O piso e as paredes da cozinha podem apresentar cores e texturas diferentes da sala. Caso o apartamento seja uma kitnet, utilize esse mesmo conceito em todos os cômodos, separando o quarto da sala e da cozinha apenas com cores, sem paredes.

Móveis Planejados

Mais caros e geralmente utilizados por pessoas de grande poder aquisitivo, os móveis planejados são a melhor opção para a decoração de apartamentos pequenos, pois são feitos sob medida, atendendo as necessidades que cada perfil de consumidor possui. São detalhes que fazem uma grande diferença no dia-a-dia, fazendo com que talvez um investimento maior valha a pena.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!