Curso de PHP: Variáveis

0
424

O assunto de hoje é variáveis. Afinal, O que são variáveis? Na programação, uma variável é uma entidade (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só “existem” em tempo de execução, elas são associadas a “nomes”, chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento. Então, Variável é uma entidade que pode armazenar algo, seja um número, letras, símbolos etc…

Strings são as variáveis no PHP, elas são compostas de $ no início e letras, números e símbolos. Veja um exemplo de string: $nome Como você pode ver temos uma string denominada nome. As strings não podem ter no início algum número, só é permitido letras e sobrelinha (underline para os que não sabem…), além de não é permitido ter acentuação.

Exemplo: $123feijaocomarroz (Errado), $_123feijaocomarroz (Certo),$feijaocomarroz123 (Certo). Geralmente as strings que começam com sobrelinha são strings com funções do PHP (Como por exemplo $_GET["y"], que explicarei o que essa string faz mais pra frente), mas isso não quer dizer que você não possa fazer uma string que comece com sobrelinha, como fizemos no exemplo anterior.

Como colocar algum texto numa Variável? Você pode colocar algum texto, número ou símbolo numa variável da seguinte maneira: $variavel = “exemplo”; Como podem ver, coloquei um igual a frente da variável e coloquei entre aspas a palavra “exemplo”, e assim colocamos na variável $variavel a palavra exemplo.

Podemos colocar um texto mais outro texto que está em outra variável. $variavel = “exemplo”; $variavel2 = $variavel.”2″; Como podem ver, quando declarei a variável $variavel2 coloquei a variável $variavel junto com um ponto e coloquei entre aspas o número 2, assim declarada a $variavel2 com “exemplo2”. Ou seja, quando você declarar uma variável e colocar uma outra variável seguida de um ponto, você vai poder colocar algum texto entre aspas ou outra variável. $variavel = “exemplo”; $variavel2 = “2”; $variavel3 = $variavel.$variavel2; Como vocês viram nesse exemplo, a variável $variavel3 ficará com o conteúdo da variável $variavel e da variável $variavel2.

Vamos ao Primeiro Exercício? Então, vamos fazer um exemplo de variáveis que vai ser declarada a variável $x com o valor de 5, $y com o valor de 10 e $z com o produto da soma de $x e $y e mostrar o seguinte para o usuário “O Valor de x é $x, o valor de y é $y e o resultado da soma de x e y é $z.”. Então, vamos lá?

<?php

Começando o Script para começar, como disse na última aula, temos que avisar ao Apacheque vamos colocar comandos para ele executar. Então começamos o código com <?php:

Agora vamos declarar as variáveis $x e $y, que no caso $x é 5 e $y é 10.

<?php
$x = 5;
$y = 10;

Agora, como faremos a soma desses dois números? Simples, é só declarar a variável $z com a soma de $x com $y. Faremos isso declarando $z com $x+$y.

<?php
$x = 5;
$y = 10;
$z = $x+$y;

Agora vamos escrever ao usuário que “O Valor de x é $x, o valor de y é $y e o resultado da soma de x e y é $z.”, como faremos isso?

Lembra da função que usamos na última aula de PHP, a função echo()? Então, vamos usar ela. primeiramente colocaremos o seguinte na função:

echo("O Valor de x é [...]

Agora colocaremos aquele ponto que usamos nos exemplos anteriores, para juntar o texto com a variável $x:

echo("O Valor de x é ".$x.[...]

OBS: Você viu que fechei as aspas antes de colocar o ponto? isso é para que junte a variável, e não simplesmente mostre ao usuário um ponto.

Agora colocamos novamente entre aspas a frase até a variável:

echo("O Valor de x é ".$x.", o valor de y é [...]

Novamente colocaremos o ponto e a $variavel, e faremos isso até o fim da função onde fechamos os parênteses e colocamos ponto-e-virgula.

echo("O Valor de x é ".$x.", o valor de y é ".$y." e o resultado da soma de x e y é ".$z);

E assim colocamos no código que estávamos fazendo.

<?php
$x = 5;
$y = 10;
$z = $x+$y;
echo("O Valor de x é ".$x.", o valor de y é ".$y." e o resultado da soma de x e y é ".$z);

E colocamos, para parar de executar o código PHP, fechamos a tag <?php com ?>

<?php
$x = 5;
$y = 10;
$z = $x+$y;
echo("O Valor de x é ".$x.", o valor de y é ".$y." e o resultado da soma de x e y é ".$z);
?>

E assim salvamos como string.php na mesma pasta que criamos na aula passada(c:/wamp/www/cursophp) e executamos acessando http://localhost/cursophp/string.php.

AVISO: Lembrando que o WampServer tem que estar ligado, ou seja, aparecendo o W Verde na barra de tarefas.

O que o navegador vai mostrar é o seguinte: O Valor de x é 5, o valor de y é 10 e o resultado da soma de x e y é 15. O que o Apache Fez? Quando começou a execução do código, que foi declarada a primeira variável, o Apache criou uma tabela, e 1 coluna aonde ele colocou a primeira variável, isso na Memória RAM do seu computador. ficou mais ou menos desse jeito:

x
5

Dai quando foi declarada a segunda variável ele criou outra coluna, e ficou assim:

x y
5 10

Dai quando foi declarada a terceira variável, o apache leu as variáveis x e y, para fazer a soma, e assim ficou a declaração da variável: $z = 5+10; Assim, foi feita a soma que o resultado foi 15. Assim o Apache criou outra coluna:

x y z
5 10 15

Depois disso, o comando foi de escrever a frase para o usuário, então o Apache leu as três variáveis e colocou aonde estava sendo pedido: O Valor de x é 5, o valor de y é 10 e o resultado da soma de x e y é 15 E assim o código terminou e o Apache terminou de processar o código.

Espero que vocês tenham gostado dessa aula e lembrem-se pessoal, amanhã tem sorteio de 2 pen drivers aqui no DE, corram que ainda dá tempo. Bom Carnaval a todos e até a próxima aula do curso.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!