Curso de PHP – Operadores Aritméticos

0
526

Fazer cálculos no PHP é muito fácil, mas há alguns operadores aritméticos que você pode ainda não ter visto na vida, então aqui vou mostrar-los. Mas o que são Operadores Aritméticos? Operadores aritméticos, também conhecidos como Operadores Matemáticos, são os símbolos matemáticos onde representam algum calculo (+ = adição; – = subtração; * = multiplicação; / = divisão…).

Então vamos estudar um pouco como faremos essas contas no PHP. Vamos começar com a adição(+). Já fizemos algumas contas de adição nas aulas anteriores, então veja um exemplo de soma: $soma = 4 + 5.

Nesse caso a variável $soma vai receber a soma de 4 com 5, que resulta 9. Vamos agora a subtração(-), também já fizemos em aulas anteriores, algumas contas, veja um exemplo de subtração: $subtracao = 6 - 9;

A variável $subtracao vai receber a subtração de 6 por 9, resultando -3. Agora, vamos exemplificar a multiplicação(*): $multiplicacao = 5 * 9; Neste caso, a variável $multiplicacao recebe a multiplicação de 5 por 9, que resulta 45. Vamos mostrar um exemplo de uma divisão(/): $divisao = 64 / 8; A variável $divisao recebe a divisão de 64 por 8, resultando 8.

Bom, até agora todo mundo já sabia desses operadores aritméticos, mas agora vem alguns operadores que você pode ainda não ter visto. Um exemplo, você sabe como fazer uma divisão inteira no PHP? Não sabe o que é uma divisão inteira? Então irei explicar, a divisão inteira é uma divisão onde você não há números depois da vírgula, ou seja, o resultado nunca vai ser um número fracionado.

O Símbolo da Divisão inteira é a barra invertida(), veja um exemplo de divisão inteira:$divisaointeira = 56 5; A variável $divisaointeira recebe a divisão inteira de 56 por 5, que daria 11,2 na divisão, mas como temos uma divisão inteira, o resultado é 11. A divisão inteira gera resto, como você faria para saber qual é o resto da divisão inteira de um número x por um número y? Para saber esse número você tem que usar a operação módulo, mas qual o símbolo da operação módulo? é o símbolo %, isso mesmo, o símbolo % não se refere a porcentagem no PHP, e sim ao módulo, veja um exemplo de módulo: $modulo = 56 % 5;

Nesse caso, a variável $modulo recebe o módulo de 56 por 5, resultando 1, que é o resto da divisão inteira desses dois números.
Agora que vocês aprenderam os operadores aritméticos, antes de fazermos o código de hoje, vou explicar como fazer um calculo onde há vários operadores aritméticos. Exemplo, somar 4, 6 e 7, depois subtrair 11 e multiplicar por 9.

Se fizermos assim: $calculo = 4 + 6 + 7 - 11 * 9; o PHP ou irá mostrar um erro, ou irá fazer o calculo errado, então para colocarmos instruções para que faça um calculo primeiro, tem que colocar o calculo entre parenteses, mas colocar cada operação entre parenteses (exemplo, primeiro a adição, depois a subtração depois a multiplicação), veja no exemplo: $calculo = ((4 + 6 + 7) – 11) * 9;

Nesse exemplo, primeiramente, será feita a soma, depois ele vai subtrair e depois multiplicar, então assim, ele vai fazer o calculo como você quer que ele faça, que no exemplo resulta 54. Vamos então para o código de hoje: Fazer um script que vai ser informado 6 números, em seis variáveis, de $n1 a $n5, onde os dois primeiros serão somados, depois subtraidos pelo terceiro, multiplicados pelo quarto, divididos pelo quinto e colocados na variável $calculo e escrito para o usuário o valor resultante. Iniciando o script para começar iniciamos, como sempre, abrindo a tag <?php:

<?php

Agora iniciamos informando todas as variáreis que vamos usar, nesse caso, vamos exemplificar colocando respectivamente 5, 10, 4, 7, 3:

<?php
$n1 = 5;
$n2 = 10;
$n3 = 4;
$n4 = 7;
$n5 = 3;

Depois de informadas as variáveis, vamos fazer a variável $calculo, onde recebe a conta. Primeiramente vai ser feito a soma, depois a subtração, logo após a multiplicação, e depois a divisão:

<?php
$n1 = 5;
$n2 = 10;
$n3 = 4;
$n4 = 7;
$n5 = 3;
$calculo = ((($n1 + $n2) - $n3) * $n4) / $n5;

Agora utilizamos a função echo() para escrever para o usuário o resultado:

<?php
$n1 = 5;
$n2 = 10;
$n3 = 4;
$n4 = 7;
$n5 = 3;
$calculo = ((($n1 + $n2) - $n3) * $n4) / $n5;
echo $calculo;

E fechamos a tag <?php com ?>:

<?php
$n1 = 5;
$n2 = 10;
$n3 = 4;
$n4 = 7;
$n5 = 3;
$calculo = ((($n1 + $n2) - $n3) * $n4) / $n5;
echo $calculo;
?>

E salvamos na pasta cursophp como operadoresaritmeticos.php, e abrimoshttp://localhost/cursophp/operadoresaritmeticos.php (claro, com o Wamp Server ligado) e temos o seguinte resultado: 25.6667. Mas, como foi feito esse calculo? A parte onde definimos as variáveis vocês já aprenderam, hoje o que mudou foi o calculo, onde usamos vários operadores aritméticos.

Primeiramente, fez a soma, depois a subtração, multiplicação, e depois a divisão. Isso que os parenteses fizeram, para que o PHP fizesse o calculo certo, e não o errado, você pode perceber que onde há a soma, há duas variáveis, então ali que começa a conta, pelo motivo de lá não haver mais parenteses para dizer por onde começar, logo após fez o calculo e mostrou para o usuário. Então essa foi a 4ª aula do Curso de PHP do Designer Effects, até a próxima aula.

ERRATA: Esse post foi editado em 03 de Março de 2013, pelo motivo que o caractere “^”(Acento Circunflexo) não faz elevação.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!