Curso de PHP: O Início

0
386

Primeiramente vou me apresentar: Sou João Paulo Polles, tenho 16 anos, sou estudante (meio obvil não é?), trabalho como Web Designer e Programador Web. Hoje estou começando aqui uma série, onde ensinarei vocês a programarem em PHP.

Introdução

O que significa PHP? PHP significa PHP: Hypertext Processor (Isso mesmo! o Primeiro P de PHP significa PHP, estranho, não?).

Primeiramente o PHP tinha surgido como um pacote de programas em CGI criados por Rasmus Lerdorf, em 1994 com o nome de Personal Home Page Tools, para substituir um conjunto de scripts Perl (Siglas estranhas para Você? Vocês podem saber mais sobre CGI e Perl na wikipédia que usava para o desenvolvimento de sua página pessoal. Com o tempo o PHP foi se popularizando e hoje é a linguagem ServerSide (Linguagem que é interpretada no Servidor) mais utilizada no Mundo. O PHP não é a unica Linguagem para Desenvolvimento Web, tem outras liguagens como já mencionamos o CGI, Pear, Asp, Asp.NET, JSP dentre outras.

Para eu começar a aprender PHP preciso de que?

Primeiramente, você precisa saber HTML (Para construir a Página Web) e CSS (Para Fazer o Estilo do Site). Além disso você terá que ter 2 Programinhas necessários para poder desenvolver em PHP: Bloco de Notas (OPA! Você ja tem isso, que bom!) e o Wamp Server (Caso você use Windows) ou o Xampp for Linux (Caso você use alguma distribuição Linux, mas vamos explicar para usar o Wamp Server).

Você já ta com vontade de começar a Programar em PHP?

Já que você já tem essa vontade, vamos começar a programar. Hoje vamos fazer um script em PHP que escreva no Navegador (o programa que você usa para acessar as páginas na internet: IE, Google Chrome, Opera, dentre outros…) a Escrita “Olá Mundo!”.

Começando o Script

Para começar o script abrimos o bloco de notas e vamos lá. Para começar precisamos que o Apache perceba que tem que interpretar aquele comando. Como Fazemos isso? Para isso todos os comandos em PHP que fazermos precisa estar entre as tags <?php e ?>.

Então começamos o código escrevendo:

<?php

Agora vamos utilizar a nossa primeira função do PHP: A função echo(). Nessa Função tudo que estiver entre aspas será escrito para o usuário.
Ex:

<?php
echo("Olá!");
?>

Resposta: Olá!

OBS: Você viu que depois da função echo() coloquei um ponto-e-virgula? É que para informar ao Apache que paramos de usar aquela função.

OBS2: Ah, mais uma coisa, o Apache é o programa que interpreta os códigos em PHP.

Então para fazer o php escrever “Olá Mundo!” no navegador, precisamos
usar essa função.

<?php
echo("Olá Mundo!");

Agora Fechamos a Tag <?php com ?>.

<?php
echo("Olá Mundo!");
?>

Assim salvamos o arquivo em C:/wamp/www (que é a pasta onde o Apache interpreta os arquivos que estão em PHP). Então antes de você salvar o arquivo, crie uma pasta em C:/wamp/www com o nome “cursophp”. Dai Salve o Arquivo em C:/wamp/www/cursophpcom o nome “olamundo.php”.

OBS: Todos os arquivos que tiverem a extenção “.php” serão interpretados pelo Apache.

Depois disso (se você ainda não o fez) inicie o WampServer clicando em “start WampServer” no Menu Iniciar (Menu Iniciar > Todos os Programas > WampServer > start WampServer). Depois disso espere mais ou menos 10 segundos, e irá aparecer um icone com um formato de um “W” verde na barra da tarefas (Caso esteja Verde é que o Wamp já foi iniciado, se estiver laranja está iniciando ou se estiver vermelho quer dizer que está parado).

Logo após isso abra o seu navegador e Digite na barra de endereços: http://localhost/ (que é o link que acessa ao WampServer). Então já digitado, digite cursophp/ (Aquela pasta que criamos, isso quer dizer que queremos os arquivos contidos nessa pasta) e depois digite“olamundo.php” (o arquivo que nós criamos), depois de digitado “http://localhost/cursophp/olamundo.php” tecle enter.

Assim no navegador vai ser escrito o seguinte: Olá Mundo!

Então, vocês gostaram desse script? Quer Mais? Então até o próximo post do Curso de PHP do Designer Effects na Próxima Semana.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!