Círculo Cromático: Combinando Cores

0
196
círculo cromático

O círculo cromático é usado para classificação e para compreender a teoria das cores e é geralmente usado para estudar as cores dos pigmentos.

Um círculo cromático é um tipo de roda sobre o qual são colocadas diferentes cores, correspondendo aos três graus básicos do universo cromático: primário, secundário e terciário. As cores primárias são três em número: ciano (azul), magenta (vermelho) e amarelo. Neste círculo também aparecem as cores secundárias, representadas pelo verde, roxo e laranja. Finalmente, as cores terciárias surgem do casamento entre uma cor primária e sua cor complementar. A fim de determinar as cores complementares, as cores diametralmente opostas, como o amarelo e o violeta, são marcadas no círculo.

Para que serve o círculo cromático?

O círculo cromático ou círculo de cor é usado para identificar uma gama de tons, bem como para indicar sua concordância ou possível coabitação. Neste círculo, também determinamos as cores frias (do verde para o roxo até o azul) e as cores quentes que estão disponíveis do vermelho para o laranja até os tons de círculo cromático amarelo.

Portanto, o círculo cromático tradicional tem doze cores. Com este padrão, metade do círculo cromático é composto de cores quentes, com a outra metade de cores frias. Quando as cores são organizadas desta forma, os artistas podem ver as relações entre cores contrastantes e harmoniosas ao redor da roda. Os artistas muitas vezes têm uma estética diferente em mente quando começam a trabalhar. Saber como usar uma roda de cores pode ajudá-lo a chegar lá.

Quem inventou o círculo cromático ou a roda de cor?

O renomado matemático Sir Isaac Newton inventou a primeira roda de cor ou círculo cromático. Ao estudar a luz branca refletida nos prismas, ele notou que a luz refletia um espectro de cores. Observando os diferentes tons, ele acreditava que o arco-íris de cores compartilhava uma relação harmoniosa. Seguindo essa linha de pensamento, ele comparou os tons com a música para descobrir a relação harmoniosa entre cada tom. Ele identificou cada nuance com uma nota musical correspondente. Em seguida, organizaram essas notas musicais em um quadrado e, finalmente, colocaram as cores em um disco rotativo para ver como interagem visualmente umas com as outras. E esta é a história da ideação por trás da primeira roda de cores. (Fato curioso: ao girar a roda de cores, o olho humano só verá o branco quando as cores estiverem misturadas).

Isaac Newton
Isaac Newton

Uma roda colorida

Imagine projetar uma cidade. Você tem um cruzamento movimentado onde se encontram uma série de estradas. Uma maneira muito comum para os planejadores da cidade manterem essas estradas organizadas é organizá-las em uma rotatória. Neste sistema circular, a relação entre as estradas é mais fácil de ver. Na verdade, os círculos são um bom sistema de organização em geral. Os artistas geralmente organizam as cores em um padrão circular chamado roda de cores, que pode ajudá-los a entender a relação entre estas cores. É como uma rotunda colorida: você entra em um ponto e sai de outro, dependendo de onde você quer que sua composição vá exatamente.

Composição do círculo cromático

O círculo cromático é uma representação dos espectros de cor percebidos pelo olho humano, em geral é representado por um círculo em formato de fatia de pizza com as 12 cores que estão perfeitamente dispostas com três primárias, três secundárias e seis terceiras.

Cores primárias

Para fazer o círculo cromático, começamos com as três cores primárias de vermelho, amarelo e azul. As cores primárias são aquelas que não podem ser combinadas pela combinação de outras cores. Para começar a fazer a roda, criamos espaços para o vermelho, amarelo e azul que são uniformemente espaçados, formando um triângulo equilátero. Leia mais sobre as cores primárias.

Cores secundárias

O próximo conjunto de cores na roda de cores são aquelas que são criadas pela combinação de quantidades iguais de cores primárias, chamadas cores secundárias. Vermelho e azul fazem o violeta, azul e amarelo verde, e amarelo e vermelho criam o laranja. Portanto, agora colocamos manchas para estas três cores no círculo cromático. Cada uma delas vai diretamente entre as duas cores primárias usadas para criá-la.


Cores terciárias

Temos seis cores em nossa roda de 12 cores, portanto, precisamos de mais seis. Estas últimas seis são todas cores terciárias, criadas pela adição de mais cor primária a uma cor secundária. Por exemplo, o verde é uma cor secundária. Se adicionarmos mais azul, obtemos uma cor azul-verde. Se adicionarmos mais amarelo, obtemos uma cor verde-amarelada.

Essas são cores terciárias. Na roda de cores, as cores terciárias estão entre a cor primária e a secundária usadas para criá-las. Com isso, temos 12 valores de cor relacionados em nossa roda de cores.

Círculo cromático

Combinações de cores

Decidir quais cores usar em uma sala pode ser difícil. Os artistas usam cores diferentes para criar interesse visual, enquanto os designers de interiores usam combinações de cores que são agradáveis ao olho.

Cores complementares

As cores complementares são as cores que se encontram na roda de cor, como o vermelho e o verde. Isto cria um visual de alto contraste.

Cores analógicas

Cores análogas são cores que estão lado a lado no círculo cromático, tais como azul-verde, verde e amarelo esverdeado.

Cores tríádicas

As cores triádicas são cores na roda de cor que formam um triângulo. Um exemplo de um esquema de cores triádicas é o roxo, o laranja e o verde.

Cores quentes e frias

O círculo cromático pode ser dividido em duas seções: cores quentes e frias. O vermelho, amarelo e laranja são as cores quentes básicas. Estas são adicionadas às salas que estão cheias de atividades, como cozinhas. Azul, verde e roxo são as cores básicas do frio. Elas são frequentemente usadas nos quartos e banheiros porque fazem as pessoas se sentirem relaxadas.

Cores quentes em cima, cores frias em baixo
Cores quentes em cima, cores frias em baixo

A Roda Colorida Evolutiva

Outras pessoas pegaram a roda de cores e expandiram suas ideias. Johann Wolfgang von Goethe foi uma das primeiras pessoas a falar sobre como as cores nos fazem sentir. Um dos lados da roda de cores, as cores vermelho, amarelo e laranja, são conhecidas como as cores quentes.

As cores azul, verde e púrpura são conhecidas como as cores frias. Goethe descreveu as cores quentes como o lado positivo, porque achava que as cores fazem você se sentir animado e feliz. As cores frias são o lado negativo porque fazem você se sentir mais desmaiado e relaxado.

Artistas e designers de interiores usam a roda de cores para descobrir quais cores ficam melhor um ao lado do outro. Há três cores primárias na roda de cores: vermelho, amarelo e azul. Você não pode misturar outras cores para fazer estas cores. As cores secundárias, roxo, verde e laranja, são obtidas misturando as cores primárias. Vermelho e azul fazem o violeta, azul e amarelo verde, e amarelo e vermelho alaranjado. As cores terciárias são obtidas misturando as cores.

Efeitos cromáticos

  • Monocromático: Corresponde à gama de tons de uma cor com sombras à luz quando misturado com branco ou escuro com a obtenção de adição de preto.
  • Tonalidade: É a gama de tonalidades de uma cor que pode ser obtida em uma escala de processo ou gradiente.
  • Policromia: Produzido em uma composição com uma combinação de mais de três cores dispostas separadamente.
  • Tonalidade: Uma característica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul, por exemplo, são tonalidades. Para mudar a tonalidade de uma cor, outra tonalidade é adicionada.

Harmonia cromática

Às vezes uma obra de arte ou material de comunicação se destaca e recebe sua atenção, uma das razões pode ser o uso de uma harmonia cromática bem produzida, pois padrões como este nos remetem ao belo.

Mas trabalhos como estes necessitam de um conhecimento mais profundo em relação ao estudo da cor tanto para produzir e criar materiais e opções e combinações harmônicas de cores.

Harmonia monocromática:

É a variação de luminosidade e saturação de uma única tonalidade do círculo cromático.

Harmonia analógica

São as 3 cores que permanecem juntas, uma ao lado da outra no círculo cromático.

Harmonia complementar

São as cores que estão localizadas em frente ao círculo cromático, o complementar de uma cor primária será sempre uma cor secundária, e vice-versa, o complementar de um terciário será sempre outro terciário.

Harmonia triádica

Há 3 cores que têm a mesma distância entre elas no círculo cromático, formando um triângulo equilátero. As cores primárias são triádicas, assim como as secundárias e terciárias.

Harmonia complementar dividida

São combinações entre uma cor escolhida e as duas cores vizinhas de sua cor complementar.

Dupla harmonia complementar

São duas duplas de complementos cruzados diretos, intercalando uma cor. Também chamados por alguns tetrads.

Harmonia acromática

Estas são as chamadas cores neutras: branco, preto, cinzas e marfim. As cores localizadas na área central do círculo cromático, que perdem tanta saturação que a tonalidade original não aparece mais.

Temperatura das cores

Cores quentes

São as cores que transmitem calor, alegria e luz, tais como amarelo, laranja e vermelho.

Cores frias

É caracterizada pelas cores comuns menos vibrantes, melancólicas e pacíficas de verde, roxo e azul. Leia mais sobre as cores frias.

Cores neutras

Preto, branco e cinza, em todas as suas tonalidades, claro ou escuro, formam cores neutras. As outras cores, quando perdem sua cor devido à mistura excessiva com o preto, branco ou cinza, também se tornam cores neutras.

As cores neutras incluem o branco, o cinza e o preto. O branco é claro sem cor, o preto é a ausência de cor e os tons de cinza são a mistura de branco e preto.

Algumas indicações sobre o simbolismo das cores

A cor depende da temperatura da luz emitida sobre ela e da maneira como ela é absorvida e refletida em uma determinada superfície.

Os olhos capturam as ondas eletromagnéticas que são refletidas e, dependendo de seus comprimentos de onda, vemos cores diferentes. Em nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e, portanto, cada cor traz um significado específico. Leia mais sobre o significado da cor.

Apesar de não ter verificado a comunidade científica, cada cor tem a capacidade de passar algum tipo de sensação, como na lista, para o fundo:

Azul

O azul está relacionado à nobreza e geralmente é usado para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade, limpeza, água e produtividade.

O significado do azul está associado principalmente ao sentimento de paz, assim como o branco, mas de uma forma mais sutil. Em tons escuros, ele transmite segurança, confiança, sucesso e poder. Amplamente utilizado em empresas de tecnologia. Leia mais sobre a cor azul.

Verde

Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada a conceitos como saúde, vida, dinheiro, vitalidade e juventude, equilíbrio, frescor, harmonia, coisas saudáveis. Seu uso na ciência, medicina, ecologia, turismo e empresas de alimentos orgânicos é bastante comum. Leia mais sobre a cor verde.

Amarelo

Usado para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usado para representar otimismo e jovialidade. O amarelo estimula a criação e a comunicação, desperta a alegria, a animação, o entretenimento. Para atrair atenção suficiente, ele é usado em sinais de trânsito e também em vitrines de lojas. Leia mais sobre a cor amarela.

Púrpura

O significado da cor roxa é frequentemente associado à espiritualidade, refere-se à sabedoria, fantasia, mistério. O roxo é uma cor que acalma e transmite bem-estar, portanto, produtos de beleza, anúncios de cuidados corporais e tratamentos alternativos são aplicações frequentes desta tonalidade. Leia mais sobre a cor púrpura.

Pink

É a cor do romantismo e da delicadeza, estando mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência.
O rosa em tons claros expressa inocência, enquanto os tons mais escuros inspiram desejo, afeto e feminilidade. Amplamente utilizada em produtos destinados ao público feminino.

Vermelho

Esta cor quente transmite muita energia, paixão e amor. É uma cor forte e, portanto, muitas vezes também pode ser associada ao poder e à violência. Ela é conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.

Ela também expressa urgência, e é por isso que é comumente usada na publicidade de lojas em liquidação.

Combinado com o amarelo, é amplamente utilizado no segmento alimentício, como em restaurantes e redes de fast food, pois estimula o apetite. Leia mais sobre a cor vermelha.

Laranja

É criado misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade. Também pode significar sucesso e prosperidade.

A cor laranja representa uma cor energética, estimulante e jovem. Ela encoraja a expansão, a criatividade, o entusiasmo e o otimismo. Promove a mudança e o dinamismo. Amplamente utilizada nos segmentos alimentício, esportivo e de lazer. Leia mais sobre a cor laranja.

Marrom

Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, está também relacionado a produtos naturais e estilo de vida saudável.

O simbolismo da cor marrom transmite sensação de tradição, conservadorismo, confiabilidade, solidez, sendo bastante utilizado em móveis, empresas de decoração de interiores, arquitetura.

Cinza

Esta cor neutra corresponde à estabilidade, à solidez e à ausência de emoções. São frequentemente usadas para representar elementos sofisticados. No entanto, para algumas pessoas, o cinza está associado à solidão, depressão e tristeza.

O cinzento é uma cor clássica que transmite elegância e respeito. É usado em empresas de tecnologia e na indústria automotiva, porque também demonstra responsabilidade e profissionalismo.

Branco

Ela representa paz, purificação, inocência e clareza. É também reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a alcançar o equilíbrio.

A cor branca em combinação com outras cores é harmônica, expressa paz, fé, luz e pureza. Comumente utilizada no segmento de Medicina e Odontologia.

Preto

A cor preta é obtida quando ocorre a absorção de todas as radiações do espectro solar. A cor preta de acordo com o contexto pode representar tristeza e luto, mas se bem utilizada transmite nobreza, tradição, curiosidade, superioridade, poder, profissionalismo. Empresas de engenharia, escritórios de advocacia, cosméticos e produtos de luxo usam frequentemente essa cor.

Palavras procuradas no círculo cromático: o círculo cromático, ou seja, círculo cromático de cores, círculo cromático de cores, círculo cromático de cor a cor, cores do círculo cromático, círculo cromático básico, imagens do círculo cromático, cores primárias do círculo cromático, círculo cromático de 24 cores, maquiagem do círculo cromático, círculo cromático para imprimir, círculo cromático de cores primárias e secundárias, círculo cromático rgb, círculo cromático cmyk, rosa cromático.

Círculo cromático
Círculo cromático
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta