Céu Estrelado

0
5458
Céu Estrelado

Olhar para o céu estrelado e admirar a sua beleza é algo que o ser humano faz desde antes da invenção da escrita. Observar atentamente as estrelas faz com que a gente se questione sobre a nossa origem e sobre o que existe além do que as nossas vistas conseguem enxergar e do que a nossa mente consegue compreender. Quem nunca observou o céu estrelado na praia à noite, num acampamento, em um sítio e até mesmo na calçada de casa?

Basta estar em um lugar sem poluição e com pouca iluminação, que o céu à noite, sem nuvens, nos permite observar os milhões de estrelas que existem. Inspiração de muitos poetas, artistas, cientistas e apaixonados pela natureza e seus mistérios, o céu estrelado sempre nos lembra que existem coisas que estão muito além da nossa compreensão.

Com um telescópio em mãos, podemos ver e observar inúmeras coisas que não podemos ver à olho nu. As crateras da Lua ficam visíveis, os anéis de Saturno e as luas de Júpiter nos presenteiam com a diversidade do Universo, as estrelas ganham mais brilhos e formas. Nós nos conectamos ao nosso interior olhando para o exterior.

Com a popularização da internet, muitos nós que não tiveram a oportunidade de observar o céu noturno através de um telescópio passaram a ver e a conhecer imagens de diversos planetas, galáxias, nebulosas e estrelas. Hoje, podemos encontrar milhares de imagens belíssimas das estrelas e de tudo o que existe no Universo.

A Galáxia de Andrômeda, localizada a mais ou menos 2 milhões de anos-luz de distância do planeta Terra, por exemplo, pode ser vista no céu noturno sob condições propícias para a observação. Hoje, podemos observá-la mais detalhadamente com um telescópio. Sua beleza e o fascínio que ela exerce sobre nós aumentam quando a gente descobre que ela é composta por bilhões de estrelas que estão unidas por gravidade.

Um fato interessante é que, ao olharmos para o céu estrelado, na realidade estamos vendo muitas estrelas que já morreram há milhões de anos. Isso porque a luz viaja à incrível velocidade de 299.792.458 metros por segundo. Para nós, na Terra, essa velocidade pode ser um absurdo, mas pense no tamanho do Universo. Devido à sua imensidão, a luz pode levar milhares, milhões e até bilhões de anos para percorrer determinadas distâncias. Portanto, ao olharmos para as estrelas, na realidade estamos vendo a luz delas, que ainda está viajando. Dessa maneira, ao olharmos para o céu estrelado, pode-se dizer que estamos olhando para o passado, num tempo em que a própria humanidade ainda nem existia.

Ao observarmos a imensidão do cosmos, questões fundamentais, como a origem do universo, a nossa evolução e destino e o sentido de tudo surgem nas nossas cabeças. Confira um vídeo acelerado com imagens de céu estrelado:

Separamos algumas imagens do céu estrelado para você contemplar. Confira aqui:

 

 

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!