8 Melhores ferramentas, aplicativos e software gratuitos de design de interiores e casas

0
1370
design de interiores

Você está planejando uma extensão, uma nova cozinha ou banheiro, ou finalmente está chegando ao paisagismo do jardim? Ou talvez você acabou de se mudar para uma nova casa e está planejando embarcar em vários projetos de renovação? Quer você esteja fazendo tudo sozinho ou se voltando para os profissionais, há muitos softwares profissionais de design de casa e interiores que estão prontamente disponíveis, fáceis de usar, acessíveis e, em muitos casos, gratuitos.

Independentemente do projeto de casa em que você estiver trabalhando, você vai querer comunicar suas idéias com todos os envolvidos da maneira mais precisa possível, e um planejador de sala vai ajudá-lo a fazer exatamente isso. É a maneira mais precisa de dar visibilidade visual a suas idéias, diz Cory Powell da DBS Bathrooms, que nos fala através de alguns dos melhores softwares gratuitos de design atualmente disponíveis para designers e decoradores de interiores.

Sonhar com uma nova casa nunca foi tão divertido…

1. SketchUp

SketchUp é o mais completo software gratuito de design 3D que você encontrará na web, diz Cory. Esta poderosa ferramenta de design doméstico é imersiva o suficiente para fazer parecer que você está se movendo através de sua futura casa, ao mesmo tempo em que é flexível o suficiente para fazê-lo sentir como se você estivesse trabalhando com caneta e papel.

A versão gratuita é perfeita para os hobbistas, enquanto a versão profissional é mais adequada para profissionais de arquitetura, construção, engenharia e design de interiores comerciais.

Quer você esteja construindo uma extensão para sua casa, um galpão, ou conceitualizando sua estreia na Grand Designs, o rigor deste software o ajudará a dar vida a todos os aspectos de seu projeto.

SketchUp
SketchUp

2. Floorplanner

Floorplanner permite projetar e decorar seu espaço em 2D e 3D, o que pode ser feito on-line e sem a necessidade de download de qualquer software. Embora sua função de decoração de interiores seja uma excelente característica, a força desta ferramenta reside em sua funcionalidade como planejador de piso. Então, uma vez concluída a planta baixa, você pode mudar a vista e decorar o espaço em modo 3D.

É simples de usar e fácil de se apoderar, portanto, se você estiver atrás de algo que não exija uma curva de aprendizagem íngreme, o Planeador de piso é uma boa escolha.

Floorplanner
Floorplanner

3. SmartDraw

O SmartDraw é outra ferramenta poderosa no mundo do planejamento de pisos. É suficientemente fácil de aprender para que ninguém seja excluído de usá-lo, ao mesmo tempo em que é avançado o suficiente para facilitar projetos intricados para designers mais avançados.

Com uma seleção aparentemente infinita de móveis, carros, materiais de construção e milhares de modelos e exemplos de plantas, você será capaz de explorar uma infinidade de projetos e layouts possíveis para seu novo espaço. A única desvantagem desta ferramenta é que ela só é gratuita durante os primeiros sete dias, portanto, se você planeja usá-la por mais tempo ou para vários projetos, pode valer a pena a atualização.

SmartDraw
SmartDraw

4. Planner 5D

O Planner 5D é a ferramenta de design de casa mais bonita. Como a versão gratuita do Sketch Up, esta ferramenta é imersiva, o que significa que você é capaz de explorar seu projeto com seus pés praticamente no chão.

Com o Planner 5D você será capaz de começar do zero ou usar um modelo que é perfeito para lançar juntos uma planta rápida se você não tiver tempo ou não quiser fazer um design complexo. O que é especialmente bom neste software é que ele funciona no iOS, o que significa que você pode criar planos em seu telefone ou iPad enquanto estiver em movimento.

Começar não poderia ser mais fácil. Comece ajustando a forma do piso, tamanho, materiais e cores. Depois acrescente móveis e acessórios, mude para 3D e acrescente janelas e portas. Adicione um segundo andar, se quiser, e depois o telhado. A única desvantagem é que, se você quiser usar os móveis de teto, eles podem ficar caros para qualquer coisa que não sejam as camas, cadeiras ou sofás mais básicos.

Todos os aspectos do design podem ser mudados em termos de cor e textura e, quando você estiver pronto para compartilhar seus planos, ele pode ser impresso em um formato fotorealista.

Planner 5D
Planner 5D

5. HomeByMe

HomeByMe é uma de nossas ferramentas favoritas de design doméstico. Tanto quanto podemos dizer, ela é genuinamente livre em todo o processo e assim são todas as suas características. A forma como funciona, é que as marcas adicionam seus produtos a seu catálogo, o que significa que você estará usando produtos reais para mobiliar e decorar sua casa. A vantagem disto é que você poderá planejar seu design até o fim e ter acesso aos móveis e decorações que você usou para criar seu espaço de forma imaginativa.

Como no Planner 5D, você será capaz de mudar de 2D para 3D após ter terminado a planta do piso e projetado o visual e a sensação de cada quarto. Ou, você pode começar com a decoração e clicar em ‘resumo’ e o software produzirá uma planta baixa com todos os seus móveis e eletrodomésticos nos lugares certos.

HomeByMe
HomeByMe

6. Roomstyler 3D Home Planner

Há muito a se gostar no Roomstyler. Como HomeByMe, é muito fácil de usar. Na verdade, é tão intuitivo que quase não há necessidade do vídeo tutorial disponível. O que é outra vantagem para este software. De todas as ferramentas de design doméstico, este tem um vídeo tutorial disponível para cada pergunta que você possa ter sobre a ferramenta.

A maior vantagem deste software é que você pode criar uma sala personalizada em questão de minutos. Este aplicativo também permite que você mobilie seu espaço usando produtos de marcas reais, o que significa que você estará decorando seus planos com itens que você pode comprar quando estiver pronto para que seu design se materialize.

Roomstyler 3D Home Planner
Roomstyler 3D Home Planner

Você verá com frequência que algumas de suas marcas e varejistas favoritos têm seus próprios planejadores de salas 3D online, o que oferece ainda mais espaço para visualizar seu espaço, e permite que você “tente antes de comprar”. Dê uma olhada em nossas melhores opções abaixo…

7. DFS room planner

Um sofá é um dos investimentos mais importantes que você fará para sua casa, portanto, enquanto navega por seu novo sofá na DFS, você também pode redesenhar seu quarto – é perfeito se você estiver redecorando ou se mudando para uma nova casa. Você pode usar uma vista 2D ou 3D e, a partir daí, escolher a forma do quarto, as medidas de entrada e decidir sobre a cor da parede e o revestimento do piso. Você pode até adicionar acessórios para melhorar o espaço, além de brincar com a decoração para complementar seu sofá escolhido.

DFS room planner
DFS room planner

8. Carpetright visualiser

Se você estiver pensando em investir em novos pisos, o visualizador de piso Carpetright o ajudará a visualizar o que seu quarto vai parecer com carpete, vinil, madeira ou piso laminado. Basta tirar uma foto de seu quarto escolhido (ou selecionar uma sala de amostra) e carregá-la no visualizador. Você será capaz de personalizar a cor da parede e o tipo de piso. A partir daí você poderá salvar seus quartos e encomendar amostras, aproximando-o um passo mais da sala dos seus sonhos.

Carpetright visualiser
Carpetright visualiser

Referências

Housebeautiful.com | 8 of the best free home and interior design tools, apps and software

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES GRÁTIS
Enviamos nossos novos posts por e-mail para que você não perca nenhuma novidade!

Deixe uma resposta